É muito importante que você tenha total atenção antes de assinar um contrato de financiamento, pois se não o fizer, no futuro precisará saber como calcular juros abusivos financiamento.
Afinal, a falta de atenção ao contrato pode fazer com que você nem saiba quais taxas tem que pagar e depois descubra que, na verdade, elas estão muito acima daquilo praticado no mercado.
Pensando nisso, resolvemos explicar aqui como calcular juros abusivos financiamento e descobrir se está enfrentando este tipo de problema no momento. Acompanhe!
A questão dos juros abusivos nos contratos de financiamento
Um dos principais problemas enfrentados por brasileiros em contratos de financiamento está na questão da dificuldade para pagar as parcelas, muitas vezes decorrentes de juros abusivos.
Quanto mais altos esses juros, mais se torna difícil o brasileiro cumprir com as suas obrigações e acabar se endividando no final. Os juros abusivos nada mais são do que aqueles que estão bem acima da média praticada no mercado.
Ainda que não exista um valor específico de quanto se deve cobrar em juros em contratos desse tipo, há uma média que se pode utilizar como base ao analisar as taxas dos contratos e entender se está tudo dentro do esperado.
Como calcular juros abusivos financiamento? Entenda aqui!
A verdade é que existem diferentes formas de calcular os juros abusivos do seu financiamento e você pode escolher aquela que for melhor para a sua realidade. A primeira, e que costuma se mostrar muito efetiva, é contratar um especialista que faz análises em contratos de financiamento de veículos, imóveis, etc.
Ele vai poder indicar se você está enfrentando um problema de juros abusivos nas cláusulas dos seus contratos de financiamento, sem que você precise fazer vários cálculos por conta própria. Mas caso prefira outras soluções, uma delas é usar a Calculadora do Cidadão que o Banco Central oferece e que permite realizar o cálculo dos seus juros abusivos.
Como Verificar e Comparar Taxas para Reduzir seus Custos
Para fazer o cálculo com essa ferramenta, basta ter o seu contrato de financiamento em mãos e colocar todas as informações necessárias. É o caso do total de meses que tem seu contrato de financiamento, qual o valor da sua prestação, qual o valor total financiado, entre outros.
Ao clicar em “Calcular”, essa ferramenta vai trazer automaticamente o cálculo da sua taxa de juros mensal que deve ser cobrada em seu contrato. Então você poderá comparar o valor que está pagando para verificar se ele realmente condiz com o cálculo feito no site.
Ainda há a opção de observar a tabela do Banco Central com todas as informações sobre a média da taxa de juros que é cobrada ao se adquirir o seu veículo ou imóvel por uma instituição financeira. Você deve utilizar essa tabela junto com o resultado obtido ao calcular os juros abusivos em seu contrato.
Dessa forma, você terá todas as informações necessárias em mãos para tomar a melhor decisão para reduzir os juros abusivos do seu financiamento.
Conclusão
Como você pode ver aqui, saber como calcular juros abusivos financiamento evitará que haja o pagamento excessivo de juros no seu contrato que pode lhe causar sérios problemas financeiros.
Neste texto, nós mostramos a você as principais dicas para fazer esse cálculo da maneira certa e assim evitar problemas futuros, como o endividamento, um problema que é bem comum para uma grande parte dos brasileiros atualmente.
O que achou do nosso conteúdo de hoje sobre como calcular juros abusivos financiamento: veja aqui se você está enfrentando esse problema?